Na noite do meu aniversário, envolta em tamanha e solitária emoção de pensar em nos anos idos, apanho, da cabeceira da cama, o controle remoto da televisão. Ligo e procuro por alguma coisa que esteja no ritmo dos meus pensamentos: velozes, mas silenciosos; e encontro. Ali, do ninho que me acolhe em todos os finais de dia, divago de um sentimento que, como em todos os aniversários, faz em mim uma louca vontade de rir e de chorar, de fugir e de ficar, de prometer sem mesmo saber se poderei cumprir.
A idéia do passar do tempo é sempre assustadora. É quando o espelho não responde da mesma forma pela mesma pergunta, nem mostra a mesma imagem para a mesma figura. É quando nos tornamos também espelhos, e não refletimos também da mesma forma a mesma figura; tudo se torna um grande paradoxo. O passar do tempo é sempre uma negação de nós mesmos. Com o passar do tempo, alguns conseguem transformar a passageira beleza exterior em grandeza interior, aquela que não se perde; outros, nem isso. Alguns escrevem livros, outros gravam discos.
Os aniversários são datas conflitantes. Conheço uma mulher que não guarda nenhuma fotografia, pela simples idéia de que, não tendo a lembrança de como era, minimizará a dor dos anos que passam. Há quem consiga dizer com sinceridade que comemora cada aniversário; há os que, como eu, não conseguem passar um só aniversário sem questionar a razão da existência da humanidade, da pólvora e do colesterol ruim.
Mas as fotografias são coisas que muito me aprazem. No álbum amarelo de minha mãe, está uma foto em que ela, linda, recebia uma faixa e uma coroa de Miss. Bendita foto! Se não fosse a foto, seria difícil de imaginar! Através das fotos, a cada ano que passa, consigo contar, além das velas no bolo, uma linha de expressão a mais no canto externo dos meus olhos. E o que isso muda em minha vida, além da aparência e dos potes de creme no banheiro?
Eu sempre me convenço de que o passar do tempo deve nos fazer melhores. Além de tudo o que quisera mudar em mim, há a esperança de que possa mudar também no mundo, na minha cidade, na minha casa. Sempre começando pelas pequenas coisas. Adquirir conhecimentos novos me dá uma boa esperança de alcançar este objetivo, porque sempre me abrem caminhos novos e novas oportunidades de usar a varinha mágica em alguma situação. E é difícil mudar o mundo... a justiça é uma palavra que parece pesada até para pronunciar. JUS-TI-ÇA! Dá um nó nas cordas vocais! Vez ou outra a gente comemora, no aniversário, o encontro de alguma pessoa que consegue pronunciar essa palavra sem engasgar, em voz alta e forte.
Ai, que pensar é uma coisa que, além de fazer o tempo passar mais depressa do que já passa, pode tirar o sono. Nem sei porque a televisão está ligada, se não há espaço para mais nada no ambiente além das bolhas de pensamento que liberto! Mas a ausência da televisão faz um silêncio tão angustiante!
Nessa altura da madrugada, quando já é o dia seguinte ao meu aniversário; quando, cansada de pensar, decido dormir, me vem uma lembrança maravilhosa: em algum lugar, em algum momento, num tempo passado, alguém criou a maravilhosa tecla Sleep. Está lá, sempre em algum cantinho de fácil acesso no controle remoto. Beleza de criação! Deve ter sido alguém que, como eu, tinha medo do silêncio angustiante que se faz imediatamente antes de dormirmos.
Só um toque e, agora sim! Dou-me um prazo de quarenta e cinco minutos para dormir. Enquanto isso, o pensamento relaxa acompanhado, no mesmo ritmo, das vozes que escolhi para me fazerem dormir.
E boa noite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tempo...amigo ininterrupto que nos faz cumprir itinerários de esperança e fé todos os dia ,!?... pausas, interrogações, exclamções e reticências compoõem nosso estar no mundo possibilitando-nos tréguas, recuos e avanços permedos de pensamentos e vontades que a vida aconteça da forma mais próxima ao que idealizamos.
Assim,em riste, a todo momento nos pomos a caminho da construção da essência humana: Amor à vida!
Patrícia, esse querer sempre mais da vida,faz-nos seres de pensamento e ação. Acredito, portanto, que estas na trilha de uma vida cada vez mais feliz. Luz, paz e persistência no teu caminhar.
bjos
Adriana Auzani
Postar um comentário